Você é o orgulhoso proprietário de algumas tatuagens que agora se arrepende e está considerando removê-las? Bem-vindo ao clube. Eu tenho quatro (cinco, se contar a do meu dorso como duas) tatuagens da minha adolescência e início dos 20 anos que eu provavelmente definitivamente poderia dispensar. Então, decidi finalmente me despedir delas.
Se você ouviu algo sobre remoção a laser de tatuagens, provavelmente foi algo relacionado à dor insana, talvez até mais intensa do que fazer a própria tatuagem. Mas enquanto há muita informação sobre o que considerar antes de fazer uma tatuagem (e páginas e páginas de inspiração tentadora), ainda não há muita discussão sobre o lado sombrio das tatuagens: O que acontece se você deixar de amar aquela pequena estrela cadente ou frase latina aleatória?
Ao passar pelo processo, aprendi algumas dicas que gostaria de ter conhecido no início. Então, para ajudar todos vocês, compilei uma lista com tudo o que aprendi. Desde os custos associados até os possíveis efeitos colaterais, aqui está o que você precisa saber sobre a remoção de tatuagens.
1 – Consulte um médico ou um especialista em remoção de tatuagens.
Anteriormente, tive uma tatuagem removida em um spa, onde uma esteticista usou um laser de calor desatualizado que acabou queimando e marcando minha pele. Desta vez, fiz os tratamentos com John F. Adams, MD, no New York Dermatology Group, onde tudo é feito sob supervisão médica. Sugiro que você encontre seu próprio especialista em remoção, perguntando a amigos ou influenciadores, ou até mesmo abordando pessoas que você vê em processo de remoção – sim, eu já fiz isso.
2 – Isso levará meses, se não um ano ou mais.
As tatuagens não desaparecem magicamente após uma única sessão a laser (quem dera!). “A remoção completa de uma tatuagem leva no mínimo dois anos e meio, em média”, diz Bethany Cirlin, especialista em remoção de tatuagens e proprietária da Clean Canvas More Art. “As sessões a laser devem ser agendadas com três meses de intervalo entre si para obter o máximo de cada tratamento. Isso permite que seu corpo decomponha o máximo da tatuagem possível, ao mesmo tempo em que dá ao seu corpo a oportunidade de cicatrizar completamente antes da próxima sessão.”
Até o momento em que escrevo isso, fiz seis sessões, e eu arriscaria dizer que preciso de mais cerca de cinco, apesar de minha estimativa inicial ter sido de seis a oito sessões. O processo leva bastante tempo porque a cada sessão a laser, as partículas da tatuagem são quebradas e digeridas pelo sistema imunológico do corpo. O período de regeneração é de até oito semanas, e na próxima sessão, o laser quebra novas partículas de pigmento, e assim por diante.
3 – É caro.
Se você faz seus procedimentos com um médico, a conta para cada visita pode chegar a milhares de reais. Prepare-se: a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética estima o custo médio por sessão em $463 (R$2.000). Mas veja o ponto número um para entender por que vale a pena. O custo da remoção da tatuagem também pode variar com base no tamanho, cor e idade da sua tatuagem.
4 – Familiarize-se com o processo antes de se sentar na cadeira.
Assim como qualquer outro procedimento importante, invasivo ou não, você provavelmente deveria fazer uma rápida pesquisa no Google para entender como seu tratamento funciona de fato. Resumidamente, o processo de remoção de tatuagem a laser é simples: o feixe de luz de alta intensidade direciona partículas de tinta em diferentes camadas da sua pele para serem absorvidas e decompostas pelo seu corpo, de acordo com o WebMD.
5 – Toda a tinta pode ser removida.
Ao contrário da antiga crença de que a tinta colorida e clara é difícil de remover, o Dr. Adams me assegurou que todas as tonalidades agora desaparecerão, independentemente do seu tom de pele. (FYI: A explicação anterior era que, semelhante à remoção a laser de pelos, o laser seria atraído apenas por cores escuras, como o preto.) Com a tecnologia PicoSure, ele afirma que é possível remover até amarelos e verdes, que eram anteriormente os mais difíceis.
6 – Passe protetor solar antes de suas sessões.
“Assim que você perceber que está insatisfeito com uma tatuagem em seu corpo, comece imediatamente a usar um protetor solar à base de óxido de zinco”, diz Cirlin. “A razão mais comum pela qual as pessoas não conseguem fazer a remoção a laser é porque a tatuagem foi exposta ao sol. Ao usar um protetor solar com óxido de zinco sempre que estiver ao ar livre, você ajudará a proteger sua tatuagem, o que permitirá a remoção a laser independentemente da estação.”
7 – Certifique-se de planejar sua agenda.
Enquanto algumas sessões a laser são rápidas e fáceis, nem todas são assim. As minhas têm durado cerca de 45 minutos porque tiramos “fotos antes”, limpamos as áreas, aplicamos lidocaína para congelar, as laserizamos, aplicamos gelo e, em seguida, as enfaixamos. Ah, e às vezes acontece um efeito colateral estranho em que eu sinto gosto de metal quando o laser atinge minha pele. O Dr. Adams diz que é uma sensação que algumas pessoas experimentam quando a lidocaína é atingida pelo laser e que é totalmente normal.
8 – Pode haver alguma dor durante a sessão.
Mas considere este aviso de Cirlin primeiro: “A dor é completamente individualizada, e se você disser a alguém que algo vai doer, essa pessoa entra nisso com essa expectativa. Dito isso, na minha prática, oferecemos um creme anestésico tópico, que ajuda a amenizar o procedimento.” Apenas saiba que, mesmo com um creme anestésico, sua experiência pode não ser totalmente sem dor. “Nós também usamos um equipamento chamado chiller que usa ar frio para ajudar a manter nossos clientes confortáveis”, diz ela. Vale a pena pedir uma consulta com seu profissional com antecedência se você estiver preocupado com a dor.
9 – Também pode haver um leve desconforto após o procedimento de remoção da tatuagem.
Eu diria para esperar desconforto por cerca de uma semana. Para mim, os locais formam bolhas e precisam ser cobertos com uma pomada e bandagem por alguns dias; depois começam a desinchar, formar crostas, descamar e regenerar. Há boas notícias, no entanto: quanto mais tratamentos você faz, menos cuidados pós-tratamento são necessários (já que há menos tinta reagindo ao laser).
10 – Prepare-se com antecedência para os cuidados pós-tatuagem.
Você precisará de coisas como Aquaphor, bandagens e até mesmo roupas que não encostem na sua tatuagem. Sim, eu realmente comprei camisetas que não tinham tecido onde fica minha tatuagem no pescoço/costas. No início, eu estava cortando as etiquetas das roupas, mas quando camisetas de algodão sem etiquetas ainda faziam o local doer e coçar, achei que blusas com recorte nas costas eram um bom investimento. Se você tem tatuagens nas costelas ou nos pés (e gosta de usar sutiãs e sapatos), pode ser melhor planejar suas sessões de acordo.
Também ajuda aplicar uma fina camada de pomada antibiótica ou hidratante cicatrizante, como Aquaphor ou Kiehl’s, três vezes ao dia, nos primeiros três dias do processo de cicatrização.
11 – Pode valer a pena considerar uma tatuagem de cobertura em vez de remover completamente.
Um método de remoção de tatuagem que não é muito discutido é a semi-remoção, ou seja, se você não quiser remover completamente suas tatuagens, pode simplesmente clareá-las o suficiente para fazer uma boa cobertura. Tenho uma amiga que clareou o suficiente uma tatuagem de pássaro para que um tatuador desenhasse uma lâmpada sobre ela. Achei inteligente, porque significava que sua nova tatuagem não precisava ser muito marcante.
12 – Saiba que o processo pode deixar cicatrizes.
Se, assim como eu, você deseja remover completamente sua tatuagem, saiba que a pele que resta pode não ficar impecável. Embora os riscos não sejam tão grandes quando você é tratado por um especialista em remoção ou profissional médico, o pigmento da sua pele pode ficar mais claro. O que, mais uma vez, é mais uma razão para voltar ao primeiro ponto desta lista: procurar um médico ou especialista qualificado.
13 – Não é possível reverter os efeitos do laser.
Naturalmente, o trabalho de linha e sombreamento removido pelo laser não é reversível, o que significa que, se você quiser voltar à sua tinta original caso tenha cicatrizes do tratamento, nem se preocupe. Certifique-se de estar 100% confiante em sua decisão de remover uma tatuagem, porque se algum dia você quiser mantê-la anos depois por nostalgia, não poderá recuperá-la (a menos que faça novamente a tatuagem!).
14 – Espere alguns efeitos colaterais.
Se sua pele está sendo atingida por lasers, é normal experimentar alguns efeitos colaterais de curto prazo que podem ser motivo de preocupação se você não estiver esperando por eles. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem vermelhidão, inchaço e sensibilidade, mas algumas pessoas podem experimentar bolhas, crostas e hiperpigmentação (especialmente se estiverem tratando áreas maiores!) dependendo da sensibilidade da sua pele. Eles devem desaparecer em alguns dias, mas é melhor ficar de olho neles caso contrário.
Maria Leah, uma entusiasta do mundo das tatuagens, compartilha sua paixão e conhecimento no blog “Sua Tattoo”. Sua jornada começou na juventude, e desde então, ela se entregou completamente à arte corporal, explorando estilos, significados e técnicas que tornam cada tatuagem uma narrativa única de identidade e criatividade.